quarta-feira, 25 de abril de 2012

Tarte gelada





Receita muito fácil, das primeiras que aprendi a fazer, ainda em criança. Na altura ainda não havia grandes supermercados, só existiam as mercearias de bairro, para comprarmos as natas tínhamos que ir a uma pastelaria que era o único sitio onde se vendiam. Esta receita foi-me dada por uma colega de trabalho da minha mãe, que na altura quando me explicou a receita, disse-me"cuidado se bateres de mais, as natas podem talhar", eu não querendo dar a entender que não sabia o que era talhar, disse-lhe para não se preocupar que eu sabia o que fazer, claro está, que à primeira tentativa bati tempo demais e as natas talharam mesmo, logo entendi o que ela quis dizer com "talhar", em minha defesa, esta foi a primeira vez que eu usei natas e eu não fazia a mínima ideia de como elas deveriam ficar.
Ingredientes:
4 dl de natas + 4 colheres de sopa de açúcar
4 claras + 4 colheres de sopa de açúcar
1 e 1/2 pacote de bolacha maria
8 gemas para o creme amarelo, aqui
Preparação:
Bata as natas com 4 c/ de açúcar, noutra tigela bata as claras com 4 colheres de açúcar, junte as natas às claras, misturando delicadamente com uma colher de pau. Numa forma de aro amovível, coloque uma camada de natas, uma camada de bolachas, e assim sucessivamente, terminando com uma camada de natas, leve ao congelador de um dia para o outro. No dia seguinte, barre a tarte com o creme de gemas(frio) e leve novamente ao congelador até à hora de servir.
Nota: quando bater as natas e as claras, primeiro bate e depois é que acrescenta o açúcar.

5 comentários:

  1. Hum, super fácil e tão docinha e fresquinha...
    Bkas

    ResponderEliminar
  2. Oi! Me desculpe, mas o que são 4dl de natas?
    Não sei. Por favor, poderia me dizer? Obrigada.

    ResponderEliminar
  3. Como se faz o creme amarelo é só com gêmas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. olá, o creme faz-se com gemas, açúcar e água,nos ingredientes tem o link para o creme.

      Eliminar