Fofo de limão

receita de fofo de limão
Ingredientes para a massa:
5 ovos inteiros + 7 gemas
200 gr de açúcar
100 gr de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento em pó
1 colher de chá de essência de baunilha
Preparação:
Bata os ovos inteiros com as gemas, o açúcar e a baunilha, até ficar uma massa esbranquiçada e dobrar de volume(+/- 5 minutos). Junte a farinha e o fermento e bata por mais 3 minutos, sempre com a batedeira eléctrica. Divida a massa em duas partes iguais e coza em forno médio(180º), durante 15 a 20 minutos em forma forrada com papel de alumínio. Quando as massas estiverem cozidas, deixe arrefecer por completo antes de montar o bolo. Aproveite que tem o forno ligado e torre as amêndoas que serão usadas para decorar o bolo.
Ingredientes para o creme de limão:
2 limões grandes(raspa da casca dos 2 limões e sumo coado dos 2 limões)
100 gr de manteiga sem sal(para esta receita é importante que a manteiga seja sem sal)
250 gr de açúcar
3 ovos batidos
Preparação:
Junte num tacho, a raspa e sumo coado dos limões, a manteiga, o açúcar e os ovos batidos e passados por um coador. Leve este preparado a cozer em banho maria, mexendo sempre até engrossar. Esta operação demora algum tempo mas tem que ser respeitada. Assim que o creme estiver pronto, passe-o para outro recipiente, coando novamente, tape, deixe arrefecer e guarde no frigorífico até à hora de o usar.
Ingredientes para a decoração:
2 dl de natas
2 colheres de sopa de açúcar
1 colher de café de essência de baunilha
150 gr de amêndoas laminadas
Preparação final:
Bata as natas com o açúcar e a baunilha até ficarem bem presas. Coloque uma das partes do bolo no prato de servir, espalhe por cima do bolo 4 colheres de sopa de creme de limão e 4 colheres de sopa de natas. Tape com a outra parte do bolo e cubra-o todo com o resto das natas. Decore as laterais do bolo com as amêndoas torradas e a parte de cima com mais creme de limão. Use um saco pasteleiro para fazer montinhos de creme de limão. Mantenha o bolo no frigorífico até à hora de servir.

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares