Francesinha à poveira

Este prato é típico do Porto, tendo fortes raízes na Póvoa de Varzim. Sendo eu moça da terra, vi-me na obrigação de partilhar convosco este segredo tão bem guardado, não sem antes agradecer à minha irmã, visto que ela é que me ensinou e gentilmente cedeu a receita do molho. Juntamo-nos este fim de semana e pusemos mãos à obra. Quando terminarem de ler tudo poderão ficar com a impressão que leva muita coisa, que é difícil e complicado, mas garanto-vos que não e vale mesmo a pena. Aqui vos deixo o resultado.


Ingredientes para o molho: esta quantidade dá para +/- 4 litros de molho

1 frasco de polpa de tomate de 500 gr
1 medida do frasco de água
meio frasco de piripiri
250 gr de margarina vaqueiro
150 gr de margarina planta
2 cubos de caldo knorr de carne
2 folhas de louro
3 dl de cerveja
5 colheres de sopa de whisky, de vinho do porto e de brandy(ou CRF).
pimenta branca a gosto
Juntem todos estes ingredientes numa panela e levem ao lume até reduzir para metade(+/- 40 a 50 minutos). Dissolvam 150 gr de farinha em 1/2 litro de água, juntem ao molho e acrescentem mais 2 litros de água. Nesta fase têm que ir mexendo o molho de vez em quando, pois ele sobe e pode vir por fora. Quando levantar fervura deixem cozinhar mais 10 minutos. Retirem o molho do lume, passem por um passador e está pronto.

Para a francesinha:

Ingredientes:
pão de forma (usem pão de forma de padaria, isto é, sem conservantes)
queijo mozarela
bife de novilho fino (temperado com um pouco de sal e previamente cozinhado)
fiambre fatiado fino
paio fatiado
ketchup e maionaise
ovo frito
Aqui eu indico as quantidades para 1 francesinha e a ordem de colocação, quando fizerem só têm que ver quantas vão fazer e dobrar as quantidades.
Coloquem uma fatia de pão de forma num prato que possa ir ao forno. Em seguida coloquem 1 fatia de queijo, 2 fatias de fiambre, 1 fatia de paio, 1 bife já cozinhado (do tamanho do pão de forma), 1 c/ de café de ketchup e de maionaise, mais 1 fatia de fiambre e mais 1 fatia de queijo, terminem com outra fatia de pão. Por cima coloquem 1 ovo frito, 1 fatia de queijo e mais 4 fatias de queijo a toda a volta (uma em cada lado da francesinha). Reguem com 2 conchas de sopa de molho e levem ao forno quente (250º) até o queijo derreter e o molho borbulhar. Sirvam com batatas fritas.

Nota: Congelem o molho que sobrar em doses individuais (2 conchas de sopa para cada francesinha), assim quando quiserem usar sabem exactamente para quantas francesinhas dá. Descongelem à temperatura ambiente e levem ao lume, até ferver, em lume brando mexendo sempre.

Comentários

  1. Molho delicioso,quem me dera come-la.

    ResponderEliminar
  2. Sou fã incondicional de francesinhas, mas desde que fiz esta receita,...bem nunca comi francesinha igual, está de parabéns.
    O molho é espetacular.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem não há nada como fazermos e comermos um molho destes feito em casa.

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares